domingo, 15 de abril de 2012

Leonardo Gadelha defende tratamento imediato de câncer

Deputado Federal Leonardo Gadelha - PSC-PB
O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC/PB) representou o partido, na manhã da última quinta-feira, 12, em reunião na liderança, na Câmara dos Deputados. O parlamentar defendeu a inclusão na pauta de votação do plenário da Casa a propositura que obriga o  Sistema Único de Saúde (SUS) a submeter todo paciente que for diagnosticado com neoplasia maligna (Câncer), ao início do tratamento no prazo máximo de  até  60 dias. Devido a demora e a prolongada espera dos pacientes em serem atendidos, o câncer é a segunda maior causa da mortalidade por doenças no Brasil.
“O paciente com neoplasia maligna vai ter o direito de iniciar o tratamento junto ao SUS no prazo máximo de até dois meses, que serão contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico pelo médico. E, nos casos mais urgentes, se o médico verificar a necessidade de início imediato, este será garantido pelo SUS”, explica o parlamentar.
A proposta garante também toda a medicação e procedimentos necessários ao tratamento. Eles serão utilizados em cada estágio evolutivo da doença, que serão padronizados de modo a orientar a prestação de serviços e aquisição de medicamentos pelos gestores do SUS.
“Serão garantidos aos pacientes, tanto a realização de cirurgias, com também de radioterapias e quimioterapias, isoladamente ou em conjunto, conforme indicação médica”, explica Leonardo.
O deputado disse ainda que ainda muito que se fazer para melhorar o sistema público de saúde, mas que a garantia do tratamento imediato já dignifica o paciente. “Esta medida vai beneficiar os brasileiros que aguardam na fila para iniciar a luta para salvar suas vidas”.
O substitutivo do projeto principal, que havia sido elaborado pelo ex-senador Osmar Dias, teve os projetos apensados do ex-deputado Dr. Pinotti, e das Deputadas Carmem Zanotto (PPS/SC) e Flavia Morais (PDT/GO).


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente expressam a opinião do blog DESPERTA CAAPORÃ.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...